Prefeito João Campos acompanhou a vacinação da vice, que recebeu o imunizante AstraZeneca no Parque da Macaxeira e reforçou a importância de doar alimentos nos pontos de vacinação como gesto de solidariedade. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)
A vacinação no Recife avança a cada dia. Nesta terça-feira (15), a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, recebeu a primeira dose da vacinação contra o novo coronavírus. Acompanhada pelo marido, o engenheiro Fábio Fiorenzano, pelo prefeito do Recife, João Campos, e pela secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, a gestora recebeu o imunizante AstraZeneca/Fiocruz, no drive-thru do Parque da Macaxeira. Emocionada, a vice-prefeita agradeceu a oportunidade de se vacinar junto com marido, e se somar aos mais de meio milhão de recifenses imunizados.
“Primeiro, quero agradecer de coração ao prefeito João Campos e à secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, por toda essa gestão da vacina na cidade do Recife, e esse sucesso que é o Conecta Recife. Quero dizer às pessoas que logo chegará a vacina para todo mundo. Esse momento é uma renovação, é uma esperança que bate à porta e que diz para gente acreditar. Está chegando vacina para todo mundo, com a graça de Deus”, compartilhou Isabella de Roldão. “Agora eu tenho um recadinho, não esquece de trazer os alimentos, o Recife Solidário continua ativo, vamos doar e ajudar nesse ato de caridade e de renovação de esperança para as pessoas que mais precisam. Viva o Recife, viva a saúde, viva o SUS”, finalizou a vice.
Com 45 anos, a vice-prefeita faz parte do novo grupo contemplado pela ampliação da faixa etária da campanha de vacinação, já que desde a última quinta-feira (10), o prefeito do Recife João Campos anunciou que pessoas com 43 anos ou mais já podem agendar a imunização pelo aplicativo do Conecta Recife. . “Hoje é um dia muito especial: chegou a vez de Isabella se vacinar. Ela fez o agendamento no Conecta Recife, se vacinou e agora a emoção é grande. Ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, estamos presenciando mais um avanço da vacinação na cidade. Lembrando que quem tem 43 anos ou mais pode agendar no Conecta Recife e se vacinar”, reforçou João Campos.
VACINAÇÃO – O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas com 43 anos ou mais, devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.
CAMPANHA DE DOAÇÃO – A iniciativa visa estimular os vacinados a aumentar a rede de solidariedade e contribuir para a segurança alimentar da população em vulnerabilidade durante a pandemia. O ato de solidariedade não interfere no processo de imunização. Sempre dentro do veículo, a pessoa entrega o mantimento para uma equipe que está coletando as doações em um toldo devidamente sinalizado com a marca da campanha. Em seguida, o veículo pode seguir em direção à triagem com os profissionais da Saúde, sem causar quaisquer atrasos no horário de agendamento da vacinação. Atualmente, a campanha Recife Solidário já arrecadou mais de 173 toneladas de alimentos.
PONTOS DE VACINAÇÃO – A Prefeitura do Recife disponibiliza 20 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. As salas de vacinação estão localizadas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura.
Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.