Vice-Prefeita do Recife  |  2021 – 2022 (Atual Cargo)

Primeira mulher eleita a ocupar a Vice-Prefeitura do Recife, após vencer as eleições de 2020 junto a João Campos, Isabella de Roldão participa ativamente da gestão municipal, com empenho, entusiasmo e entrega inéditos na história do cargo.

Integrada às diversas secretarias, a vice-prefeita trabalha, sobretudo, em projetos voltados à primeira infância, igualdade de gênero e sustentabilidade.

Também é a coordenadora oficial das Relações Internacionais da Prefeitura do Recife. Sempre comprometida em inserir a capital pernambucana nas pautas de relevância global, Isabella atua na articulação de projetos, parcerias, intercâmbios e atração de investimentos para a cidade, através da estreita relação que estabeleceu com a comunidade consular e entidades de projeção mundial.

Foto da Isabella e João Campos

Confira algumas das realizações de Isabella na Vice-Prefeitura do Recife e como prefeita interina da cidade:

  • Na gestão João Campos/Isabella de Roldão, Recife se tornou a primeira capital do Brasil a contar com paridade de gênero no secretariado, tendo o mesmo número de secretárias e secretários municipais.
  
  • Lançamento do Programa Ciclo de Cuidado, de promoção da dignidade menstrual. Recife se tornou a primeira capital do país a adotar a medida, que beneficia 17 mil estudantes das escolas públicas municipais com a distribuição de absorventes.
  
  • Assinatura de decreto municipal proibindo a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora em ambientes abertos e fechados destinados a eventos públicos e festivos organizados pelo poder municipal. A medida visa proteger pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), crianças, idosos e animais. Foi assinada quando Isabella de Roldão se tornou a primeira mulher a assumir a Prefeitura do Recife, durante viagem internacional do prefeito João Campos para representar a cidade na COP 26.
  
  • Assinatura de dois decretos municipais que regulamentam os Planos de Manejo das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) de Beberibe e Dois Irmãos. A medida é importante para definir as regras e restrições para a utilização desses espaços verdes.
  
  • Entrega de obra concluída do Programa Parceria no bairro do Brejo da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. A iniciativa prevê assistência técnica e material de construção por parte da Prefeitura, enquanto a comunidade participa com a mão de obra.
 
Foto da Isabella de Roldão a primeira vice-prefeita do Recife-PE
 
 
  • Articulação de parcerias para o desenvolvimento urbano sustentável durante participação na COP-26, na Escócia.
  
  • Assinatura da Carta de Edimburgo, compromisso para a conservação da biodiversidade no Recife.
  
  • Ampliação das rotas cicloviárias do Recife. A cidade possui atualmente 168 km de rotas cicláveis.
  
  • Articulação junto ao Consulado Geral da China e à comunidade chinesa do Recife de doação no valor de R$ 100 mil à Prefeitura do Recife em alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal destinados às famílias desalojadas e desabrigadas por causa das fortes chuvas ocorridas em maio.
 
  • Assinatura do Compromisso de Malmo durante o Congresso Mundial do ICLEI na Suécia. O acordo fortalece as políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável com foco no enfrentamento à desigualdade social. O compromisso foi firmado junto a outras quatro cidades da América do Sul: Porto Alegre, Manizales (Colômbia), Área Metropolitana del Valle de Aburrá (Colômbia) e Santa Fé (Argentina).
  
  • Assinatura de termo com a Cruz Vermelha para a doação de mais de 200 mil unidades de absorventes destinados à população em situação de vulnerabilidade do Recife.
  
  • Difusão do programa de vacinação da Prefeitura do Recife contra a covid-19, com destaque para o acompanhamento da imunização do público infantil.
  
  • Lançamento do Programa A Casa é Sua, maior iniciativa de regularização fundiária da capital pernambucana, que tem a meta de superar, até o final de 2024, mais de 50 mil títulos de posse entregues em toda a capital.
  
  • Articulação da nomeação do Recife como Nó de Resiliência pelo Comitê de Coordenação Global da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR 2030), liderada pelo Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR). A iniciativa global da ONU reconhece cidades que demonstram compromisso político e técnico de tomar medidas para enfrentar os riscos de desastres climáticos, tornando-se mais inclusivas, seguras e sustentáveis. Somente a Cidade do México, Campinas (SP) e Medellín (Colômbia) possuem o mesmo título na América Latina e Caribe.
 
Foto da Isabella com uma criança em uma praça
 
  • Proposição e acompanhamento junto a várias secretarias e órgãos municipais do projeto de revitalização da Praça do Sebo, que realizou ações como o restauro do piso de pedra portuguesa, instalação de novas lixeiras e de mobiliário urbano, pintura dos banheiros, bancos e postes e trocas de luminárias, entre outras melhorias.
  
  • Atração para o Recife da primeira edição do Encontro Nacional do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol) e do Encontro Latino-Americano da ISWA – Associação Internacional de Resíduos.
  
  • Lançamento do programa Eco Recife, que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal, além de estabelecer ações de eficiência energética e redução de consumo de água, estabelecendo uma política de baixo carbono a partir do exemplo do poder público.
  
  • Adesão do Recife à campanha Race to Zero, coalizão de cidades de todo o mundo comprometidas a zerar a emissão de gases poluentes até 2050.
  
  • Promoção de mutirões de limpeza do mangue para conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos.
  
  • Criação da roda de conversa Cirandelas, direcionada a servidoras e servidores municipais. O evento tem o objetivo de promover reflexão sobre temas diversos, além de autoconhecimento e autocuidado. As edições já realizadas contemplaram pautas como a da detecção precoce do câncer de mama, diversidade e inclusão, igualdade de gênero e humanização do nascimento.
  
  • Realização da Semana Municipal Lixo Zero, com atividades como palestras, instalação de pontos de coleta permanentes de plástico, feira de produtos reciclados, exposição fotográfica, visita técnica ao Pátio de Compostagem da prefeitura e limpeza do mangue nas proximidades do edifício-sede.
 
Foto da Isabella e João
 
  • Entrega da usina solar fotovoltaica do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR). A partir da fonte renovável de energia, serão gerados cerca de 40 GWh/mês, que permitirá uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde.
  
  • Implantação de novas peças de urbanismo tático em dois cruzamentos da Rua das Ninfas para dar visibilidade à população LGBTIQIA+.
  
  • Articulação da passagem da expedição Voz dos Oceanos pelo Recife. Com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de dar visibilidade a soluções desenvolvidas pelas cidades para lidar com o problema do lixo plástico nos oceanos.