Projeto visa tornar o boletim médico diário obrigatório

Fazer com que a emissão de boletins diários sobre o estado de saúde dos pacientes seja uma obrigação das unidades de saúde do Recife. É esse o objetivo do projeto 193/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Caso seja sancionado sem alterações, a nova regra vai afetar instituições públicas e privadas.

De acordo com a justificativa do projeto, a proposta ambiciona tornar mais fácil a tomada de decisões por parte dos familiares. “A maioria dos hospitais entendem que as informações sobre o estado do paciente devem ser passadas de maneira individualizada ao membro designado pela família, não fornecendo Boletim Médico. A informação é sempre útil e necessária, pois com isso os pacientes e familiares poderão tomar decisões mais consistente”, diz Isabella de Roldão no texto.

O projeto de lei também visa fazer com que as unidades de saúde trabalhem de forma mais humanizada. “Humanizar o atendimento em saúde é enaltecer o desejável comportamento ético e o arsenal técnico-científico, com os cuidados dirigidos às necessidades existenciais dos pacientes”, explica a vereadora.

Deixe uma resposta