Isabella de Roldão propõe merenda vegetariana nas escolas do Recife

De autoria da vereadora Isabella de Roldão (PTB) o projeto de lei que está em tramitação nas comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Defesa dos Direitos Humanos e de Higiene, Saúde e Bem Estar Social, sugere a merenda escolar vegetariana na rede municipal de ensino. O objetivo é melhorar a qualidade da alimentação das crianças tendo em vista a destinação de um dia da semana para o não consumo de carne, a chamada segunda sem carne.

A proposta é oferecer um cardápio opcional onde os alunos poderão contar com orientação nutricional. Será possível, também, realizar o Programa Municipal de Merenda Vegetariana a partir do conteúdo programático das disciplinas. O projeto ainda pretende, por meio da adoção do cardápio vegetariano, incentivar a diminuição do consumo exagerado de proteína animal.

No Brasil, a Campanha Segunda sem Carne, lançada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira, tem como iniciativa a conscientização dos males que o consumo excessivo de carne pode causar a saúde. Para a parlamentar, a existência de ações como essa é de grande importância. “A campanha no Brasil vem ganhando impulso, inclusive, por meio da participação das crianças”, afirma a vereadora.

Segundo ela, “é necessário que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde humana, dos animais e do planeta. Resultados de pesquisas também mostram que a outras fontes de proteínas saudáveis, sendo associadas a um menor risco de mortalidade”.

Deixe uma resposta