Ao lado do Prefeito Geraldo Julio, Isabella de Roldão entrega Espaço Pertencer à comunidade de Caranguejo Tabaiares

Este é o terceiro Pertencer – Espaço de Convivência entregue à população e vai beneficiar diretamente 136 famílias. Na comunidade, o prefeito vistoriou ainda mais uma ação do Programa Chegando Junto: a primeira casa beneficiada pelo Parceria na Sua Casa

A população da comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, tem motivos de sobra para festejar. O Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, entregou mais um Pertencer – Espaço de Convivência. Nesta terça-feira (19), o prefeito Geraldo Julio esteve no local e conheceu o espaço, que é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Ainda na comunidade, o prefeito vistoriou mais uma ação do Chegando Junto: o Parceria na Sua Casa. O programa tem como objetivo realizar pequenas reformas de até R$ 5 mil feitas pelo próprio morador, com assessoria técnica e material cedido pela Prefeitura do Recife. As ações são da Secretaria de Habitação do Recife.

“O programa Chegando Junto está trazendo uma ação integrada para a comunidade de Tabaiares, onde muitos vão ser beneficiados. Temos as mães que agora podem sair para trabalhar , sabendo que as crianças estão sendo bem cuidadas, alimentadas e estimuladas no seu desenvolvimento. Parte dessas mães trabalham aqui mesmo, cuidando de seus filhos e de outros. Os pais também podem sair para trabalhar tranquilos. Esta é ação primordial, onde 136 famílias vão ser beneficiadas”, afirmou.

Sobre o Parceria na Sua Casa, o prefeito Geraldo Julio explicou como vai funcionar o programa. “O Parceria vai auxiliar a recuperação das casas que estão em uma situação muito vulnerável. Em uma das casas, por exemplo, o banheiro está sendo adaptado para uma pessoa com deficiência. A Prefeitura está chegando junto das pessoas que estão realmente precisando. A crise está muito grande, as pessoas estão sem renda, o Chegando Junto é assistência social e geração de renda para população da nossa cidade”, informou.

O novo Pertencer – Espaço de Convivência, vai beneficiar 136 crianças, que ficarão sob os cuidados de 30 moradoras-colaboradoras da própria comunidade. Por solicitação das próprias moradoras, o local levará o nome da líder comunitária Maria Luzinete da Costa, que faleceu no ano de 2004 e foi representante titular da comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Comissão de Urbanização e Legalização (COMUL) do PREZEIS. Este é o terceiro Pertencer entregue a população. Atualmente, o projeto funciona em dois habitacionais do Recife, o Padre Miguel, o Travessa do Gusmão, localizados no bairro de Afogados, São José e Ilha do Leite, respectivamente.

“O prefeito Geraldo Julio enxerga, assim com nós, que não dá para falar de primeira infância sem discutir gênero. Esta é uma ação integrada de pertencimento que engloba as mães. Além dessas mães terem uma oportunidade de trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão seguros, elas também são estimuladas a estudar, se capacitar e voltar ao mercado de trabalho de forma mais fortalecida. Muitas delas estão fazendo o curso de brinquedistas e estão sendo aproveitadas no próprio programa do Pertencer”, avaliou a secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão.

O Pertencer – Espaço de Convivência Maria Luzinete da Costa, foi totalmente reformado e as crianças serão orientadas a brincar com qualidade através recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância. A iniciativa da Secretaria de Habitação tem foco na Primeira Infância e empregabilidade de mulheres. Para participar da ação, as crianças acima de quatro anos devem estar regularmente matriculadas em rede de ensino formal. Já as colaboradoras, por devem estar matriculadas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o curso profissionalizantes de Brinquedista – curso com 360 h/aula distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses – e que irão auxiliar nas atividades de recreação sob a inspeção de uma arte-educadora (coordenadora).

Adriana Ferreira, 30 anos ,é uma das beneficiadas da ação. Ela voltou a estudar, fez o curso de Brinquedista e hoje é uma das moradoras-colaboradoras do Pertencer. “Esta é uma grande oportunidade, não só para mim, mas para a maioria das mães. Por que é uma possibilidade de arrumar um emprego e ter um lugar bom para nossas crianças. Nossas casas são pequenas, na comunidade não tem espaço para elas brincarem e aqui é um lugar seguro, que elas vão poder crescer”, pontuou. Eliane Paula, de 27 anos deixou seu filho de 4 anos no espaço e falou sobre o alívio de ter um local como esse para as crianças ficarem. “Meu filho não precisa mais ficar na rua. Aqui tem atividades que ajudam no desenvolvimento dele, sem falar na alimentação. Muitas crianças que estão aqui infelizmente não se alimentam bem em casa, aqui é uma oportunidade delas comerem com qualidade”, afirmou.

PARCERIA NA SUA CASA – O programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Habitação, iniciou as atividades do Parceria na Sua Casa, comunidade de Caranguejo Tabaiares, localizado na Ilha do Leite. O programa irá contemplar, inicialmente, 50 casas e tem como objetivo de realizar pequenas reformas de até R$ 5 mil feitas pelo próprio morador. Entre as benfeitorias estão reparos nos telhados, banheiro, cozinha, reboco e piso das casas. Em parceria com a Defesa Civil do Recife foi realizado um mapeamento das áreas precárias da cidade visando identificar as moradias que necessitem de melhorias, observando-se a condição de precariedade do imóvel, a densidade habitacional, o número de imóveis chefiados por mulheres, Pessoa com Deficiência e a quantidade de idosos no imóvel. O Parceria na Sua Casa é baseado no Programa de Melhoria Habitacional da Lei de Nº 18.189/2015.

CHEGANDO JUNTO – O programa abarca uma série de projetos, com ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Serão construídos dois restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania oferece oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; as Frentes de Trabalho Miguel Arraes estão contratando moradores dos bairros para fazer pequenos reparos de manutenção em escolas e unidades de saúde; mutirões de saúde, Renda Por APP, que sorteia bicicletas e celulares para geração de renda por meio de aplicativos de entrega e oferta de microcrédito são outras ações do Chegando Junto.

Deixe uma resposta